Notícias

Informações de utilidade pública para os consumidores do Rio Grande do Sul

Neste momento de extrema dificuldade, a Frente Nacional dos Consumidores de Energia manifesta solidariedade ao povo gaúcho, a todos os consumidores que estão sem energia ou com problemas de abastecimento, e a todos os membros da Frente que estão na região.

Energia elétrica é um serviço essencial para a população. Residência, serviços de saúde, telecomunicações, conservação de alimentos, iluminação pública e sinalização de trânsito, entre muitas outras atividades e serviços dependem da energia elétrica. Milhares de consumidores estão sem luz no momento devido a avarias causadas nas redes elétricas por conta das enchentes ou pelo desligamento preventivo da energia nos locais onde as subestações de distribuição estão alagadas e há riscos de acidentes.

Destacamos algumas orientações importantes para a população do Rio Grande do Sul:

Informações oficiais sobre a rede elétrica

  • Boletins diários de atualização da Aneel
    https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2024
    Informações oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre as condições dos serviços de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Rio Grande do Sul.
  • Alertas da Defesa Civil do Rio Grande do Sul
    https://www.defesacivil.rs.gov.br/inicial
    Acompanhe os avisos e alertas de enchentes e alagamentos emitidos pela Defesa Civil com base nas previsões meteorológicas.

Informações e canais de atendimento das distribuidoras locais

  • Boletins diários e canais de atendimento da RGE
    https://www.rge-rs.com.br/situacao-de-emergencia
    A distribuidora mantém em seu site as principais atualizações sobre o fornecimento de energia nos municípios de sua área de concessão. Na página também estão os canais de atendimento ao consumidor.
  • CEEE Equatorial
    https://ceee.equatorialenergia.com.br/ceee/a-ceee/canais-de-atendimento
    No link acima, estão os canais de atendimento da distribuidora.

Dicas de segurança

  • Se estiver na rua e um cabo de energia cair no chão ou sobre árvores, não se aproxime nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Chame imediatamente a distribuidora e o corpo de bombeiros, e aguarde o atendimento.
  • Se um cabo de energia cair sobre um veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel até a chegada da equipe de atendimento da distribuidora. O abandono do veículo só deve ocorrer em caso de incêndio nos pneus ou na lataria.
  • Durante enchentes e tempestades, não encoste em postes ou estruturas elétricas.
  • Não toque em aparelhos elétricos nem tente carregar celulares ou tablets com as mãos ou pés úmidos.
  • Se precisar usar o telefone durante uma tempestade, a melhor opção é o aparelho sem fio ou celular, desde que não esteja conectado à tomada.
  • Durante uma tempestade, evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, não utilize chuveiros elétricos e nunca se abrigue embaixo de árvores.
  • Em casa, observe se há goteiras perto das instalações elétricas, pois a água conduz energia.
  • Ao deixar a casa por causa de enchentes, se possível, desligue os disjuntores e retire os equipamentos das tomadas.
  • Jamais tente desligar a energia da rede elétrica da distribuidora de sua localidade por conta própria.
  • Procure fixar bem tampas de caixas d´água, telhas e outros materiais que possam ser levados com o vento e venham a atingir, pessoas, veículos ou a própria rede elétrica.
  • Siga todas as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Só volte ao local quando o nível da água baixar e sob orientação dos órgãos competentes.
  • Depois que água baixar, ao retornar às residências e estabelecimentos comerciais, verifique se a energia está de fato desligada e solicite que um eletricista faça uma vistoria nas instalações elétricas e equipamentos antes de ligar a energia.

 

Fontes: Aneel, Defesa Civil do Rio Grande do Sul, RGE, CEEE Equatorial

Compartilhe essa publicação

Confira mais notícias

Reunião MMA

14/05/2024

Frente alerta secretaria de Mudanças Climáticas sobre riscos ambientais do PL das eólicas offshore
A Frente Nacional dos Consumidores de Energia reuniu-se com a secretária de Mudança do Clima, Ana Toni, para discutir caminhos de enfrentamento dos impactos de...
1-min

07/05/2024

Informações de utilidade pública para os consumidores do Rio Grande do Sul
Neste momento de extrema dificuldade, a Frente Nacional dos Consumidores de Energia manifesta solidariedade ao povo gaúcho, a todos os consumidores que estão sem energia...
Foto da usina de Itaipu.

29/04/2024

Levantamento da Frente mostra que Itaipu é mais cara entre as grandes hidrelétricas do Brasil
Nesta segunda-feira (29), a Frente Nacional dos Consumidores de Energia publicou o Custo de Itaipu: levantamento comparativo de hidrelétricas amortizadas e não amortizadas, no qual...
CCEE-e-ONS-1-min

25/04/2024

Aparelhamento do ONS e da CCEE é mais um passo rumo ao colapso do setor elétrico brasileiro
Novos nomes foram escolhidos para ocupar as posições de liderança do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica...
Presidente Lula e Barata_horizontal

11/04/2024

Em reunião, Frente propõe reforma setorial e Lula defende novo programa energético para o Brasil
Na reunião com especialistas do setor elétrico, realizada nesta quarta-feira (9) no Palácio do Planalto, o presidente Lula propôs a criação de um novo Programa...
MP Assinatura

09/04/2024

MP reduz tarifa no Amapá, mas amplia concessão de subsídios e aumenta custo da energia no país
A proposição de uma solução tempestiva que atenue a revisão tarifária no estado do Amapá, que seria da ordem de 44%, é indiscutivelmente necessária e...