Notícias

66 deputados e 39 senadores: veja quem são os mais amigos dos consumidores de energia

 

Instrumentos como o Ranking dos Parlamentares Amigos dos Consumidores de Energia são essenciais para que a população tome conhecimento sobre como realmente atuam os deputados e senadores quando o assunto é energia. Além disso, essa ferramenta permite que as boas atuações sejam reconhecidas e valorizadas.

Importante destacar que a Frente Nacional dos Consumidores de Energia, criada em 2022, é a junção dos representantes de todos os consumidores de energia, incluindo a grande indústria, os consumidores comerciais, residenciais, de baixa renda e aqueles que estão nos sistemas isolados, além de reunir entidades que atuam em defesa da transição energética justa e do meio ambiente.

Desempenho dos bem avaliados

Apenas 66 deputados, 12,8% dos membros da Câmara, tiveram notas positivas no ranking, enquanto no Senado foram 39 senadores ou 49% da Casa. O trabalho desses parlamentares faz um importante contraponto em defesa dos consumidores de energia.

Entre os deputados com atuação mais aderente às necessidades e anseios dos consumidores de energia, destacam-se Kim Kataguiri (União/SP), Bacelar (PV/BA) e Sâmia Bomfim (Psol/SP), com 42, 37 e 34 pontos respectivamente. No Senado, o senador Jader Barbalho (MDB/PA) obteve 28 pontos, enquanto Plínio Valério (PSDB/AM) e Luis Carlos Heinze (PP/RS) empataram com 24.

De acordo com a metodologia do ranking, a nota máxima que um deputado pode ter é 45, considerando uma atuação plenamente aderente às expectativas dos consumidores de energia. Para os senadores, essa nota ideal é 30. Considerando essas referências, é possível compreender a relevância do trabalho dos parlamentares.

“Com o ranking, queremos valorizar quem realmente defende os consumidores, quem atua para reduzir a conta de luz e promover uma transição energética justa e efetiva. Esses parlamentares estão contribuindo para melhorar a vida das famílias, aumentar a competitividade das empresas e gerar mais desenvolvimento”, afirma Luiz Eduardo Barata, presidente da Frente.

Os partidos

Os partidos também têm um papel importante e podem atuar como facilitadores no diálogo entre os consumidores de energia e seus parlamentares. Entre as legendas que reúnem os deputados e senadores mais bem avaliados, destacam-se Rede, com média de 20 pontos, Psol (13.75), Novo (13.69), PCdoB (3.7) e PV (0.8).

Infelizmente, 87,2% dos deputados e 51% dos senadores ficaram abaixo de zero. Por isso, o ranking também é importante para ajudar esses parlamentares a rever conceitos, aprofundar o conhecimento sobre o setor elétrico e buscar uma atuação que represente mais os consumidores brasileiros.

Confira os mais bem avaliados do ranking:

    Câmara
1 Kim Kataguiri (União/SP) 42 pontos
2 Bacelar (PV/BA) 37 pontos
3 Sâmia Bomfim (PSOL/SP) 34 pontos

    Senado
1. Jader Barbalho (MDB/PA) 28 pontos
2. Plínio Valério (PSDB/AM) 24 pontos
2. Luis Carlos Heinze (PP/RS) 24 pontos

 

Na lista abaixo, você pode conferir todos os parlamentares que tiveram pontuação positiva (acima de zero), seus respectivos partidos e estados.

Confira a lista completa dos parlamentares com pontuação positiva

 

 

 

Compartilhe essa publicação

Confira mais notícias

carvão

21/10/2025

FNCE, Arayara e Observatório do Carvão Mineral manifestam repúdio ao Projeto de Lei nº 1.371/25
A FNCE, o Instituto Internacional Arayara, o Observatório do Carvão Mineral manifestam seu mais veemente repúdio ao Projeto de Lei (PL) nº 1.371, de 2025,...
xo

20/10/2025

Ibama suspende licença da maior Termelétrica a Gás Natural do Bioma Cerrado
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indeferiu a Licença Prévia da Usina Termelétrica a Gás Natural Fóssil (UTE) Brasília,...
painel

30/09/2025

Estudo identifica distorções na geração distribuída e propõe ajustes na regulação
Um estudo inédito encomendado pela FNCE e por outras entidades avaliou os impactos da política de incentivos à micro e minigeração distribuída (MMGD) no Brasil....
Audiência pública

18/09/2025

Audiência pública na Câmara debate o fim dos subsídios ao carvão mineral no setor elétrico
Nesta quinta-feira (18), FNCE, Instituto Arayara e Idec participaram de audiência pública sobre os subsídios concedidos ao carvão mineral no setor elétrico. Foi a primeira...
Itaipu

16/09/2025

Estudo mostra o impacto do custo de Itaipu para os consumidores brasileiros no 1º sem 2025
Responsável por acompanhar de forma permanente os custos de Itaipu para avaliar os riscos e impactos aos consumidores de energia, a equipe técnica da FNCE...
Baterias_

15/09/2025

FNCE propõe inclusão de baterias e resposta da demanda no LRCAP 2026
A FNCE protocolou na última sexta-feira (12) as contribuições à Consulta Pública 194/2025 sobre o Leilão de Reserva de Capacidade 2026. Foram apresentadas nove medidas...