Instrumentos como o Ranking dos Parlamentares Amigos dos Consumidores de Energia são essenciais para que a população tome conhecimento sobre como realmente atuam os deputados e senadores quando o assunto é energia. Além disso, essa ferramenta permite que as boas atuações sejam reconhecidas e valorizadas.
Importante destacar que a Frente Nacional dos Consumidores de Energia, criada em 2022, é a junção dos representantes de todos os consumidores de energia, incluindo a grande indústria, os consumidores comerciais, residenciais, de baixa renda e aqueles que estão nos sistemas isolados, além de reunir entidades que atuam em defesa da transição energética justa e do meio ambiente.
Desempenho dos bem avaliados
Apenas 66 deputados, 12,8% dos membros da Câmara, tiveram notas positivas no ranking, enquanto no Senado foram 39 senadores ou 49% da Casa. O trabalho desses parlamentares faz um importante contraponto em defesa dos consumidores de energia.
Entre os deputados com atuação mais aderente às necessidades e anseios dos consumidores de energia, destacam-se Kim Kataguiri (União/SP), Bacelar (PV/BA) e Sâmia Bomfim (Psol/SP), com 42, 37 e 34 pontos respectivamente. No Senado, o senador Jader Barbalho (MDB/PA) obteve 28 pontos, enquanto Plínio Valério (PSDB/AM) e Luis Carlos Heinze (PP/RS) empataram com 24.
De acordo com a metodologia do ranking, a nota máxima que um deputado pode ter é 45, considerando uma atuação plenamente aderente às expectativas dos consumidores de energia. Para os senadores, essa nota ideal é 30. Considerando essas referências, é possível compreender a relevância do trabalho dos parlamentares.
“Com o ranking, queremos valorizar quem realmente defende os consumidores, quem atua para reduzir a conta de luz e promover uma transição energética justa e efetiva. Esses parlamentares estão contribuindo para melhorar a vida das famílias, aumentar a competitividade das empresas e gerar mais desenvolvimento”, afirma Luiz Eduardo Barata, presidente da Frente.
Os partidos
Os partidos também têm um papel importante e podem atuar como facilitadores no diálogo entre os consumidores de energia e seus parlamentares. Entre as legendas que reúnem os deputados e senadores mais bem avaliados, destacam-se Rede, com média de 20 pontos, Psol (13.75), Novo (13.69), PCdoB (3.7) e PV (0.8).
Infelizmente, 87,2% dos deputados e 51% dos senadores ficaram abaixo de zero. Por isso, o ranking também é importante para ajudar esses parlamentares a rever conceitos, aprofundar o conhecimento sobre o setor elétrico e buscar uma atuação que represente mais os consumidores brasileiros.
Confira os mais bem avaliados do ranking:
Câmara
1 Kim Kataguiri (União/SP) 42 pontos
2 Bacelar (PV/BA) 37 pontos
3 Sâmia Bomfim (PSOL/SP) 34 pontos
Senado
1. Jader Barbalho (MDB/PA) 28 pontos
2. Plínio Valério (PSDB/AM) 24 pontos
2. Luis Carlos Heinze (PP/RS) 24 pontos
Na lista abaixo, você pode conferir todos os parlamentares que tiveram pontuação positiva (acima de zero), seus respectivos partidos e estados.
Confira a lista completa dos parlamentares com pontuação positiva