Ranking dos Parlamentares

O Ranking dos Parlamentares Amigos dos Consumidores de Energia é um instrumento de controle social criado pela Frente para dar mais transparência à atuação dos deputados e senadores com relação às pautas que impactam os consumidores de energia.

No ranking, toda a sociedade pode verificar quem de fato mantém uma atuação em defesa da redução do custo da energia e de uma transição energética sustentável. Também se espera que os deputados e senadores considerem o ranking como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão na hora de elaborar, relatar e votar projetos de lei. 

Confira os parlamentares que mais atuam em defesa dos consumidores de energia:

Metodologia 

Clique e saiba como o Ranking dos Parlamentares Amigos dos Consumidores de Energia é calculado.

Por que um ranking?

A grande maioria dos deputados e senadores está distante dos interesses e necessidades dos consumidores de energia no Brasil. Percebe-se um grande desconhecimento ou indiferença por parte dos parlamentares sobre os reais impactos das medidas que propõem e aprovam para o setor elétrico.

Por outro lado, os consumidores/eleitores não têm conhecimento disso porque não sabem ao certo como votam seus representantes. Por isso, dar maior visibilidade a essas informações é tão importante.

Como funciona?
Por meio de ferramentas de inteligência, a Frente consolida as informações de atuação de cada parlamentar com relação a um conjunto de proposições legislativas previamente definidas como de grande impacto e relevância para os consumidores de energia. A partir de então, a cada parlamentar é atribuída uma pontuação e uma colocação no ranking, dados que mudarão constantemente em função da atuação do parlamentar.