O seminário “Clima, sociedade e energia: oportunidades e desafios da transição energética no Brasil da COP30”, acontece nesta quarta-feira, 14 de maio de 2025, das 9h às 13h. O evento é online e gratuito, com transmissão ao vivo no YouTube. Realizado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia, o seminário reunirá especialistas, autoridades e sociedade civil para discutir temas críticos para a transição energética no país, em um momento em que o mundo se prepara para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que ocorrerá em Belém (PA).
A abertura do seminário, marcada para 9h, contará com a participação da diretora executiva da COP30, Ana Toni, e do presidente da FNCE, Luiz Eduardo Barata. Na sequência, durante o painel 1, a FNCE lançará o estudo inédito Descarbonização dos sistemas isolados da Amazônia, realizado em parceria com a Envol, e debaterá o tema com representantes do Fórum de Energias Renováveis, do Conselho de Consumidores da Roraima Energia, com o WWF e o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec).
Em seguida, a FNCE apresentará em primeira mão resultados preliminares do estudo Alternativas justas para o fim do carvão mineral no setor elétrico, desenvolvido em parceria com a Volt Robotics. O debate será mediado pela procuradora do Ministério Público do Rio Grande do Sul e coordenadora do Gabinete de Estudos Climáticos, Silvia Cappelli. Participará do painel um representante do Sindicado do Eletricitários do Rio Grande do Sul e a liderança do Instituto Internacional Arayara.
No painel 3, estarão reunidas a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as associações setoriais das transmissoras (Abrate) e distribuidoras de energia elétrica (Abradee), além dos porta-vozes da Climatempo e do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O último painel reunirá grandes nomes dos setores energético e climático, como Edvaldo Santana, Jerson Kelman, Suely Araújo, Angela Gomes e Rosana Santos. Os especialistas farão um debate sobre as lições e desafios da operação de uma matriz altamente renovável como a do Brasil.
Embora seja reconhecido mundialmente por ter uma das matrizes elétricas mais renováveis do planeta, o Brasil eainda enfrenta desafios e incoerências, que serão tratadas nos quatro painéis do evento:
• Consumidores em sistemas isolados, muitas vezes em regiões remotas, pagam as tarifas mais altas por serviços precários e sofrem com a exclusão energética;
• A busca de caminhos justos e sustentáveis para o fim do carvão mineral na geração de energia;
• A ocorrência cada vez mais frequente de eventos extremos tornam necessárias novas iniciativas e uma atuação integrada diante das mudanças climáticas;
• Problemas regulatórios, operacionais e de governança comprometem o pleno aproveitamento da energia renovável, resultando em desperdícios e custos elevados.
Serviço
• Seminário “Clima, sociedade e energia: oportunidades e desafios da transição energética no Brasil da COP30”