Ocorre nesta quarta-feira (14) o lançamento do estudo Descarbonização dos sistemas isolados da Amazônia, desenenvolvido pela consultoria Envol a pedido da Frente Nacional dos Consumidores de Energia. O estudo traça um diagnóstico da situação atual de milhões de consumidores que vivem na região, as principais dificuldades e desafios para o acesso à energia elétrica e possíveis caminhos para gerar inclusão energética de verdade e descarbonizar a matriz elétrica brasileira.
O estudo será lançado durante o seminário Clima, energia e sociedade: oportunidades e desafios da transição energética no Brasil da COP30, evento que reunirá autoridades, especialistas e a sociedade civil para o debate de questões urgentes como descarbonização, caminhos para descontinuidade da produção de energia a base de carvão mineral, mudanças climáticas e os principais desafios operacionais do sistema elétrico no Brasil. O evento terá transmissão ao vivo no YouTube.
“Buscamos entender a realidade desses milhões de brasileiros que hoje ainda têm muita dificuldade de acesso à energia elétrica. A falta desse acesso compromete o exercício da cidadania, o acesso à educação e a qualidade de vida. Com esse etudo, identificamos caminhos para melhorar isso de forma sustentável”, afirma o presidente da FNCE, Luiz Eduardo Barata.
O trabalho mostra um panorama das iniciativas governamentais, proposições legislativas, legislações em vigor e ações da sociedade civil, além de identificar lacunas que precisam ser resolvidas e apontar possíveis caminhos para melhora o acesso das populações dessas regiões à energia elétrica.
“A Amazônia demanda um novo olhar, que vá além da descarbonização e contemple inclusão energética, respeito às comunidades tradicionais e inovação tecnológica. A sustentabilidade na região só será possível com uma abordagem integrada, sensível às suas especificidades”, conclui Alexandre Viana, CEO da Envol.
Com o tema “desafios e oportunidades da transição energética no Brasil da COP30”, o evento discutirá quatro pautas que urgentes do setor elétrico brasileiro. Descarbonização, descontinuidade da produção de energia à base de carvão mineral, impactos das mudanças climáticas e problemas operacionais de uma matriz altamente renovável.
O painel dedicado ao tema da descarbonização dos sistemas isolados contará com a participação de Alessandra Mathyas, analista de Conservação da WWF, Alexandre Viana, CEO da Envol Consultoria e Conceição Escobar, representante do Fórum de Energias Renováveis e membro do Conselho de Consumidores da Roraima Energia. A mediação será de Lourenço Moretto, coordenador do Programa de Energia do Idec.