Na mesa de abertura do Workshop Resiliência de Redes frente a Eventos Climáticos de Elevada Severidade, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira (22), o presidente da Frente, Luiz Eduardo Barata, defendeu a atuação integrada de todas as instituições para a prevenção e mitigação de impactos sobre o sistema elétrico que prejudiquem a população.
Também participaram da solenidade o Diretor-Geral da Aneel, Sandoval Feitosa, o presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Aradee), Marcos Madureira, Mário Miranda, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Distribuição de Energia elétrica (Abrate) e Christiano Vieira da Silva, diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Barata destacou a responsabilidade compartilhada entre as concessionárias de distribuição, reguladores, os governos estaduais e as prefeituras nas iniciativas necessárias à proteção do sistema elétrico durante as fortes chuvas, rajadas de vento e outros eventos extremos.
“Além das distribuidoras, as administrações dos estados e municípios também são responsáveis. Os dois atores precisam intensificar esse relacionamento e isso passa por uma coordenação prévia e transparente entre as partes para que, no momento dos desastres, todos saibam o que precisam fazer e o façam com rapidez e eficiência”, afirma o presidente da Frente.
Outro ponto relevante trazido pelo representante dos consumidores é a essencialidade da energia elétrica na vida da população e na operação das empresas, assim como o fato de que qualquer interrupção no fornecimento de energia pode causar grandes transtornos. Barata chamou atenção para os episódios recentes em que milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica por horas e até mesmo por dias e fez um apelo.
“Nós consumidores, que somos os maiores interessados e os mais prejudicados quando os eventos extremos acontecem, queremos trabalhar junto na busca dessa solução.”, afirmou Barata.