Na Mídia

Conta de luz sobe por subsídios injustificáveis, dizem entidades

Encargos e tributos já são quase 40% da tarifa de energia elétrica, incluindo benefícios para fontes renováveis e até carvão mineral

Os consumidores brasileiros irão pagar R$ 342,8 bilhões em tarifas de energia elétrica em 2023, sendo que quase 40% desse montante se refere a tributos e encargos da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). Os dados são da Frente Nacional dos Consumidores de Energia, que alerta que projetos em discussão no Congresso Nacional podem ampliar esses custos. Os números foram apresentados nesta 4ª feira (4.out.2023) durante o Seminário Nacional dos Consumidores de Energia, que reuniu várias entidades de representação de clientes do setor elétrico em Brasília.

Leia a íntegra da matéria

Compartilhe essa publicação

Outros destaques

Print artigo Folha de SPaulo_2marco2024

02/03/2024

Marco regulatório do hidrogênio verde e pontos de atenção para o Senado Federal

Reprodução de capa do jornal Valor, com o título "Subsídio na conta de luz dobra em 5 anos e acende alerta sobre sistema de pagamento"

17/01/2024

Subsídio na conta de luz dobra em 5 anos e acende alerta sobre sistema de pagamento

Reprodução de página do site do jornal Folha de São Paulo, com o título: Deve ser criado um tributo para aterrar a fiação aérea em São Paulo? Não

16/01/2024

Tendências e Debates da Folha: Não a novos tributos para aterrar fios em São Paulo

Reprodução de fragmento de página do jornal O Globo com artigo intitulado "Que as luzes do novo ano pesem menos na conta de luz"

15/01/2024

Artigo sobre o Ranking dos Parlamentares e o diálogo com o Legislativo

Reprodução de página do suplemento especial publicado pelo Valor sobre Hidrogênio Verde. A manchete diz: Grupos de pressão podem prejudicar desenvolvimento de novo combustível. Abaixo da manchete, a foto em destaque do presidente da Frente, Luiz Eduardo Barata.

07/12/2023

Grupos de pressão podem prejudicar desenvolvimento de novo combustível

Reprodução de matéria do Valor Econômico com a seguinte manchete: Ampliação de subsídios no setor elétrico preocupa especialistas. A matéria também destaca uma foto do presidente da Frente, Luiz Eduardo Barata.

23/11/2023

Ampliação de subsídios no setor elétrico preocupa especialistas